O SPAIJ surgiu com a proposta da disciplina de Seminário e Pesquisa, ministrada aos intercambistas japoneses Chihiro Ichikawa, Ken Oyakawa, Kengo Matsuda, Madoka Shimizu, Mamoru Satou, Riho Watanabe, Sakura Konno e Yuzuki Kokubu, durante a estada no Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ). O objetivo do evento é incentivar a pesquisa dos intercambistas com temas que vinculam o Brasil/Japão, de acordo com o formato das pesquisas realizadas no Brasil em diversas área, como: Saúde, Educação, Economia, Cultura e Sociedade.
Neste ano de 2014, sob a coordenação e orientação do prof. Me Vitor Yuzo Obara, foram apresentadas 5 temáticas de pesquisa. No ano passado, na primeira versão do SPAIJ, foram apresentadas 6 temáticas sob a coordenação do prof. Me Paulo Sérgio Negri.
Durante o SPAIJ também, foi apresentado o documentário "Memórias que não silenciam", realizado em comemoração aos 80 anos de Londrina, sendo um complemento do trabalho de conclusão de curso da jornalista Andreza Pandulfo, com orientação da professora Márcia Neme Buzalaf. As edições dos vídeos e as filmagens são de Juliana Yumi Obara e Letícia Nakadomari Bula.
Os intercambistas japoneses estão no Brasil há nove meses e frequentaram aulas no NECJ e em outros Centros da UEL. Também participaram de eventos culturais e esportivos promovidos pelos descendentes de japoneses e vivenciaram a cultura brasileira.