top of page

Site Oficial
Laboratório de Tecnologia Educacional da UEL
& Núcleo de Educação a Distância da UEL
2021

Como dar aulas? Faça o curso de Microensino

O Microensino é, com certeza, o mais antigo curso do LABTED em atividade. Com poucas vagas ofertadas, apenas 5 por turma, é um dos mais disputados quando abrem as inscrições. Mas, o que o curso aborda? Mesmo sendo bastante antigo na UEL, ainda tem gente que não sabe o objetivo do curso. O nome já diz um pouco: Comunicação Didática, Habilidades de Ensino – Microensino. Segundo a equipe educacional do LABTED, o objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos participantes no processo pedagógico de comunicação didática e desenvolver as habilidades necessárias para uma boa prática docente.

Assim, é um curso de formação para futuros ou novos professores, principalmente. Ou, como explicam Akasaka e Godoy (1997), "O microensino foi concebido como uma técnica ou procedimento de formação de professores tendo, como pressuposto básico, a ideia de que, através da redução de complexidade dos fatores envolvidos no ensino - tempo, número de alunos, conteúdo de aula - aumenta-se a eficiência do treinamento”.

A partir da prática com aulas curtas, ocorre a capacitação que visa desenvolver as habilidades técnicas necessárias ao ato de ensinar. Após a apresentação, o aluno recebe um feedback e também uma escala de avaliação que verifica habilidades como: objetivos da aula, clareza, organização do conteúdo, controle do tempo, entre outros. Vício de linguagem também são corrigidos. Para completar o curso, observações são feitas quanto ‘características a conservar’ e ‘possibilidades de mudança’.

O Microensino deve, portanto, fazer parte do currículo de todo aquele profissional que pretende dar aulas ou quer desenvolver técnicas importantes para o dia a dia como professor.

Referências:

AKASAKA, E.; GODOY, A. A técnica de microensino na formação e treinamento de professores: análise da sua utilização na disciplina "Didática do Ensino de Administração I". In: 2o. SEMEAD - Seminários em Administração, 1997, São Paulo. Anais ... São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 1997, v. 2, p. 46-55.

903 visualizações
logo-uel-horizontal-branca.png

Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 Campus Universitário

Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970  

Londrina - PR

Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440

e-mail: webadmin@uel.br

Universidade Estadual de Londrina 

Laboratório de Tecnologia Educacional [Labted]

Centro de Letras e Ciências Humanas [CLCH] - 2º andar

(43) 3371 4518  |  labted@uel.br

 

Universidade Estadual de Londrina

Núcleo de Educação a Distância [Nead]

CEP 86051-990

Centro de Letras e Ciências Humanas [CLCH]  

2º andar - Sala 144

(43) 3371 4508

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

de Nível Superior - Capes

Diretoria de Educação a Distância

Universidade Aberta do Brasil

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 7º andar

Brasilia - DF - CEP 70040-020

0800 616161, opção 7

bottom of page