O Labted firmou uma parceria inédita com o Patronato Penitenciário (PLDA) para ministrar o curso de Economia Doméstica a pessoas egressas das prisões do Estado, condenados em regime aberto e pessoas que estão em transação penal, por meio do Projeto de extensão "Incubadora dos direitos sociais - Projeto Patronato", do Departamento de Educação.
Juliana Bicalho, uma das pedagogas do projeto, explica que: “Dentre as responsabilidades do Patronato Penitenciário (PLDA) está a Medida Educativa. A Medida Educativa consiste em fazer a inserção dos nossos assistidos, que cumprem pena em regime aberto, nas políticas de Educação e Trabalho. E foi pensando na Política de Educação que se deu a busca por esse curso, e sobretudo, a parceria com o LABTED”.
A oferta realizada, o Curso de Economia Doméstica, teve 3 encontros e foi ministrado pelo Labted, por meio dos professores Paulo Sergio Negri e Helaine Felipe Contato. A proposta foi pensada segundo a relevância deste tema para o público, “uma vez que eles possuem, em sua grande maioria, baixa renda e precisam ‘dar conta’ de sustentar suas famílias”, lembra Bicalho.
Equipe do Patronato
O setor de pedagogia do Patronato, é composto pela equipe do projeto, as pedagogas Juliana Bicalho de Carvalho Barrios e Niely Dias de Souza, as estagiárias de pedagogia da UEL, Nayara Aparecida dos Santos Almeida e Alinne Garcia Cavagnari, sob a supervisão da professora Dra. Ana Lúcia Ferreira da Silva, do departamento de Educação-UEL. Na equipe, há ainda a participação da pedagoga do Estado, Jussara Aparecida Jacob.
Você sabe o que é o Patronato Penitenciário? O principal objetivo é:
“Atuar sobre a questão da criminalidade, enfocando as possibilidades de diminuição da reincidência criminal, através da assistência jurídica, social, psicológica, pedagógica e cultural aos apenados à Prestação de Serviços a Comunidade (PSC) e egressos de instituições prisionais do Estado, os quais cumprem pena em regime aberto.”
Saiba mais em: http://www.depen.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=42