Laboratório de Tecnologia Educacional [Labted]

Centro de Letras e Ciências Humanas [CLCH] - 2º andar

(43) 3371 4518  |  labted@uel.br

 

  • Facebook clássico
RSS Feed

Mito ou Verdade: EaD é uma modalidade educacional do século XXI

November 28, 2017

       

 

 

       Mito!

       O primeiro registro de Educação a Distância no mundo data do século XVIII. Mais especificamente no ano de 1728, quando, em uma edição do jornal "Gazette de Boston", nos EUA, o professor Caleb  Phillips anunciou aulas por correspondência. O professor enviava suas lições todas as semanas para os cursistas inscritos. Em 1840, a EaD  incia-se na Europa, dessa vez for Isaac Pitman que ofereceu o curso de Taquigrafia por correspondência na Grã-Bretanha. Desde então, nota-se outras instituições e países que aderiram à modalidade.

 

       Em 1928 foi a vez do rádio ser a tecnologia da EaD, quando a BBC promoveu cursos para educação de adultos. Em 1935, o "Japanese National Public Broadcasting Service" investiu nesse meio de comunicação como complemento da escola oficial. 

 

       No Brasil, o registro pioneiro do ensino por correspondência foi encontrado no "Jornal do Brasil", em 1891, quando a primeira seção de classificados registrava um anúncio que oferecia  curso profissionalizante de datilografia por correspondência.

 

       A implantação das "Escolas Internacionais", em 1904, é considerada um marco histórico na EaD brasileira. Essas escolas eram constituídas por organizações privadas que ofereciam, por meio de anúncios, cursos pagos por correspondência de espanhol.

 

       Em 1947, uma parceria entre o Senac e o Sesc, com a colaboração de emissoras de rádio associadas, criou a "Universidade do Ar", em São Paulo, com o objetivo de criar cursos comerciais radiofônicos. Os programas eram gravados em disco de vinil e repassados às emissoras, que programavam as transmissões das aulas.

 

       Quem aí lembra do Telecurso? Essa era um programa de educação supletiva a distância para 1º e 2º grau - designação anterior à atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (LDB) que a substituiu por ensino fundamental e ensino médio -, sistema que utiliza livros, vídeos e transmissão por TV, promovida pela Fundação Roberto Marinho. O programa disponibilizou pelo país salas para que os cursistas pudessem assistir às transmissões. 

 

        Em 1996, pela primeira vez, a EaD é incluída na legislação educacional, com a nova LDB reconhecendo a Educação a Distância como uma modalidade de educação, no artigo 80 da referida lei.

 

        É em 2002, que a EaD começa a tomar a forma que tem hoje, quando o Ministério da Educação cria uma comissão de especialistas em Educação a Distância, deixando claro, para as instituições, todas as diretrizes para o desenvolvimento da EaD, incluindo o uso de ambientes virtuais e interações com mídias digitais.

 

        Você imaginava que essa trajetória fosse longa assim?

 

Please reload

Posts em destaque

Curso de Tutoria - ÚLTIMAS VAGAS - Gratuito e 100% a distância

April 5, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes

November 5, 2019

October 18, 2019