Laboratório de Tecnologia Educacional [Labted]

Centro de Letras e Ciências Humanas [CLCH] - 2º andar

(43) 3371 4518  |  labted@uel.br

 

  • Facebook clássico
RSS Feed

“Mãos Aventureiras”: canal de histórias infantis em Libras

July 16, 2018

              A Internet democratiza e facilita muito o acesso à educação. É possível estudarmos praticamente qualquer assunto, sozinhos, sem sair de casa e de graça! Contudo, o acesso a conteúdos não é igual para todas as necessidades.

 

            Carolina Hessel é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação. Carolina criou um projeto (que já está fazendo sucesso na internet) em que conta histórias infantis para as crianças, através de um canal no Youtube, em Libras.

               Trata-se do “Mãos Aventureiras”, o primeiro canal exclusivamente voltado à contação de histórias para surdos. Lá, Carolina conta histórias clássicas como “O sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes e também de livros mais recentes como “Adelia” de Jean-Claude Alphen, prêmio Jabuti de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil em 2017. Carolina inclui novas histórias semanalmente.

 

              Nós encontramos outros dois canais que, além de outros conteúdos também tem contação de histórias em Libras.

 

Libras em Prática - SILVA, Reginaldo

 

 

Na playlist “Literatura Surda”, você tem acesso a histórias clássicas, como “Bela Adormecida”, “O patinho feio” e outros. Não há atualizações desde 2012, mas vale a pena pelos vídeos já postados. A contação é em Libras e há uma ambientação do contador. Os vídeos também tem legendas.

 

     

 

 

 Fundação Educar DPaschoal

 

Na playlist “Histórias para contar”. São vídeos de contação de histórias com a legenda em libras do lado. Uma proposta bem diferente do “Mãos aventureiras", mas é uma opção também.

Please reload

Posts em destaque

Curso de Tutoria - ÚLTIMAS VAGAS - Gratuito e 100% a distância

April 5, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes

November 5, 2019

October 18, 2019