Laboratório de Tecnologia Educacional [Labted]

Centro de Letras e Ciências Humanas [CLCH] - 2º andar

(43) 3371 4518  |  labted@uel.br

 

  • Facebook clássico
RSS Feed

9 dicas de como contar histórias para crianças de forma atrativa

July 19, 2018

           

        Tratamos dos benefícios da arte de contar histórias para as crianças em outra matéria (leia aqui). Mas sabemos que para prender a atenção da criança não dá para simplesmente ler um livro em voz alta e esperar que ela preste atenção.

Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a contar histórias de maneira envolvente, seja em casa, seja na escola, e assim, alcançar todos os benefícios da atividade.

 

1. Encontre o momento propício

Um momento que costuma ser adequado para todos é a hora de dormir. À noite, a voz dos pais é diferente da voz que acompanha a correria do dia a dia: é o momento da voz de acolhimento, do embalar, de levar para outro universo. 

Na escola, reservar um momento toda semana para a contação de histórias cria o hábito nas crianças e faz com que elas esperem pelo momento e comecem a entrar no clima de silêncio e de atenção mais rápido com o passar do tempo.

 

2. Conheça a história antes de contá-la

Se você não gostar e achar a história boba, como vai ter prazer em contá-la? Por isso, só conte histórias que você gosta. Não leia livros ao acaso para as crianças, sem ter lido antes.

 

3. Aproprie-se da história

Esse é o “grande segredo” para manter a atenção das crianças: apropriar-se das histórias. Por isso, é necessário gostar de fazer aquilo e se colocar no papel de ouvinte. Ler bastante também ajuda muito. Ter um repertório de histórias tornará mais fácil compartilhá-las.

 

4. Seja ora narrador, ora personagem

Um dos segredos para prender a atenção das crianças é usar a “mobilidade do sujeito”, ou seja, o contador de histórias deve ora assumir o papel do narrador, ora, o papel dos personagens interpretando cada um à sua maneira.

Por exemplo, se fosse contar a história da Chapeuzinho Vermelho, você usaria o tom de voz normal para o narrador, engrossaria a voz para fazer o lobo e afinaria a voz para fazer a Chapeuzinho. As crianças entendem isso e prestam muito mais atenção.

 

5. Use objetos como personagens

Na falta de um livro novo é comum que precisemos criar uma história novinha em folha. Nessa hora, use objetos que estão por ali, no campo visual da criança. Pegue uma bolinha com a qual a criança já está acostumada e coloque-a para falar, por exemplo.

Pode-se inclusive criar um personagem (com qualquer objeto) que conta histórias. Assim, na falta de um livro, você pode contar histórias da sua infância, por exemplo, usando esse objeto-personagem para atrair a atenção.

 

6. Relembre sua infância

A própria infância é a nossa melhor referência. Nós todos tivemos aventuras na vida ou lembramos de histórias ouvidas quando pequenos: podemos reconta-las.

 

7. Crie o hábito de contar histórias

Reservar mesmo que 15 minutos por dia para a contação de história, isso não atrapalha a rotina, cria laços e o hábito da leitura. Você pode contar um trecho da história a cada dia, não precisa terminar, assim a criança lembrará da história no dia seguinte e isso virará um hábito.

 

8. Observe a faixa etária da(s) criança(s)

É preciso entender a condição do pensamento daquela criança. Os assuntos são interessantes para uma criança dependendo da faixa etária em que ela está. Para ter certeza de não estar contando uma história incompreensível ao seu filho, vale a pena contar com a ajuda da escola em que ele estuda. Os profissionais da área podem orientar e ajudar na seleção de repertório. Afinal, para acolher uma história, as crianças precisam estar prontas para ela.

 

9. Não se preocupe com o seu desempenho

Lembre-se: o importante é compartilhar com alguém que você gosta um momento único. Você não precisa contar história como um profissional para que seja um momento de carinho, aprendizagem e cheio de significados para as crianças.

 

Please reload

Posts em destaque

Curso de Tutoria - ÚLTIMAS VAGAS - Gratuito e 100% a distância

April 5, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes

November 5, 2019

October 18, 2019