Laboratório de Tecnologia Educacional [Labted]

Centro de Letras e Ciências Humanas [CLCH] - 2º andar

(43) 3371 4518  |  labted@uel.br

 

  • Facebook clássico
RSS Feed

Estudante do NEAD da UEL representará o Brasil em Campeonato Mundial de Tecnologia

October 31, 2018

            A equipe de Rafael Fernandes Perez, 29 anos, foi classificada para representar o Brasil no World Robot Olympiad (WRO), um torneio mundial de tecnologia que envolve 60 países e este ano será realizado na Tailândia entre os dias 15 e 18 de novembro.

 

            Rafael é estudante de Licenciatura em Computação, modalidade EaD, do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual de Londrina e atua como professor da disciplina Ciência e Tecnologia no ensino fundamental e médio do Sesi no interior de São Paulo.

 

             A equipe que representará o Brasil é composta pelo professor Rafael e por três estudantes: Armany Daniel Lourenço (8º ano), Isabella da Gama Lechado (8º ano) e Letícia Moreno Rodrigues (9º ano). Eles desenvolveram o Equipamento Agrícola Tecnológico (EAT), um robô com a missão de impactar na forma de cultivar, de produzir e de consumir alimentos promovendo uma agricultura sustentável.

 

             

 

           Perez explica que “o EAT analisa as plantações através de critérios que indicam deficiência de nutrientes como alteração de cor e níveis de clorofila, esses dados estão ligados aos níveis de nitrogênio presentes na planta. O nitrogênio é um nutriente fundamental para o bom desenvolvimento da plantação. Se as taxas de clorofila estiverem abaixo de 60 nanômetros, o que indica a falta de nutriente, o robô realiza a aplicação inteligente de fertilizante somente na planta necessitada”.

 

             Isso impede tanto o desperdício de adubo químico, como a possível contaminação do solo por excesso de fertilizante. O protótipo analisa também os nutrientes do solo e mapeia as áreas com deficiência. Todos esses dados ficam disponíveis para análise do agricultor, que pode até mesmo monitorar o robô em tempo real por meio de câmeras, as quais dão a mesma visão do robô ao agricultor, facilitando a tomada de decisões mais assertivas pelo produtor.

 

              Além disso, o robô foi construído com painéis solares responsáveis por deixar os dispositivos centrais sempre carregados e possibilitando a locomoção do EAT sem emissão de gases poluentes.

 

World Robot Olympiad

 

               O WRO é um campeonato para jovens a partir de 10 anos que celebra a ciência, a tecnologia e a educação, reunindo componentes de todo o mundo para desenvolver a criatividade, design e habilidades de resolução de problemas através de competições de robótica desafiadoras e educacionais. O tema este ano é Open Food Matters e debate questões envolvendo a produção de alimentos.

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Curso de Tutoria - ÚLTIMAS VAGAS - Gratuito e 100% a distância

April 5, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes

November 5, 2019

October 18, 2019