A UAB oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância (EaD).
O público em geral é atendido pela UAB, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Também apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.
A UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.
Assim, o Sistema UAB funciona como articulador entre a UEL e os governos estaduais e municipais, com o objetivo de atender às demandas por educação superior. Essa articulação estabelece, por meio dos polos de apoio presencial, qual município ou microrregião receberá os cursos ministrados pela Universidade Estadual de Londrina. O Sistema UAB é um dos responsáveis pelo fomento de determinadas ações de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos de EaD. Para isso, a UEL também recebe recursos financeiros da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
UAB na UEL
A UAB estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).