Professor e alunos na aula de ciências
Biologia - UEL.png
Prancheta 9 cópia 2_2x.png
Prancheta 5.png
Prancheta 6.png

 02 a 04 
dezembro 
2021 

O Simpósio UEL – Ciência é 10! emergiu no contexto do curso de especialização em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na modalidade de Educação à Distância (EaD) conhecido como Ciência é 10!.

Este curso foi uma iniciativa da CAPES, junto a Universidade Aberta do Brasil, voltado a professores da área de Ciências da Natureza da Educação Básica.

Inscrições até: 08/11/21 _  Aceite dos trabalhos até: 15/11/21

 
 

O objetivo inicial deste simpósio foi acolher a necessidade de socialização dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos professores cursistas do Ciência é 10! a fim de compartilharem suas experiências com a modalidade de ensino por investigação que foi desenvolvida durante a realização dos trabalhos.

 

No entanto, este objetivo foi expandido e este simpósio irá contemplar também a participação da comunidade externa a UEL, seja como ouvinte ou apresentador de relatos de experiência com a modalidade de ensino por investigação, articulando assim conhecimentos metodológicos, acadêmicos e práticos pelos professores.

 

Este evento ocorrerá de modo on-line onde os participantes inscritos poderão acompanhar e participar das atividades previstas no cronograma.

Ciência
é 10!
 
O que é?

 

Programação

02/12

Quinta-feira

17h – 18h30min

Cerimônia de abertura

19h – 21h30min

Comunicações orais

03/12

Sexta-feira

17h – 18h30min

Palestra: “Ensino por investigação” com Anna Maria Pessoa de Carvalho (USP).

19h – 21h30min

Comunicações orais

04/12

Sábado

10h – 11h30min

Palestra: “Ensino por investigação: reflexões sobre a prática em sala de aula”, com Andreia de Freitas Zompero (UEL).

13h – 17h

Comunicações orais

17h30min – 18h

Encerramento

Anna Maria Pessoa de Carvalho

Licenciada e bacharel em Física pela USP. Fez seu doutoramento em Educação, na área de ensino de ciências na FEUSP. É pesquisadora sênior do CNPq, professora da Pós-Graduação em Educação da FEUSP e da Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências ambos da USP e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física/LAPEF da FEUSP. Foi diretora da FEUSP no período de 1994-1998. Pertenceu a Diretoria da SBF (Secretária de Ensino) e foi representante brasileira na International Commission on Physics Education (1991-2000) quando foi eleita secretária por dois mandatos (1994-2000). Foi presidente do Conselho Curador e Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação - FAFE. Pertenceu aos C.As de Educação do CNPq e da CAPES. É representante brasileira no Conselho Interamericano de Ensino de Física (foi presidente deste Conselho no período de 1991-1993). Pertence a Academia Paulista de Educação.

Andreia de Freitas Zompero

Graduação em Ciências Biológicas, especialização em Biologia Aplicada à saúde, pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutorando em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2012), pós doutorado na mesma instituição realizado parcialmente na Universidade do Minho- Portugal (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem de ciências, ensino por investigação, educação para saúde. Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PECEM.

A participação neste simpósio

poderá ocorrer em duas modalidades:

 

  •  Participante, com acesso às palestras e salas de comunicações orais, certificação de 10 horas.

  •  Apresentador, com acesso às palestras, salas de comunicações orais e envio de resumo com relato de experiência para apresentação, certificação de 20 horas.

 

 

Critérios para inscrição na

modalidade de apresentador:

 

  •  Desenvolver trabalho na modalidade de ensino por investigação;

  •  Criar o resumo do trabalho conforme o modelo disponível aqui [WORD] [PDF] ;​​

  • ​ Desenvolver uma apresentação conforme o modelo disponível aqui [PPT];​

  •  Produzir um vídeo de 10 minutos com a apresentação do trabalho, seguindo o tutorial [Disponível Aqui];

  •  Enviar o arquivo do resumo para “ciencia10uel@gmail.com” até o dia 10 de novembro de 2021;

  •  Enviar o link do vídeo para “ciencia10uel@gmail.com” até o dia 20 de novembro de 2021.

 
Facebook_Mockup_Nead_2.png

Siga-nos
nas redes
sociais